É a subespecialidade ortopédica que trata das afecções que acometem o quadril e a bacia. O especialista deverá estar preparado para diagnosticar e tratar tais alterações, lançando mão de manobras específicas durante o exame médico, exames de imagem confirmatórios e, ocasionalmente, outros exames complementares, incluindo os testes terapêuticos.
A demanda por procedimentos cirúrgicos do quadril tem se tornado cada vez maior nos útimos anos. Dentre estes, destacam-se as artroplastias primária e de revisão do quadril, os procedimentos videoartroscópicos intra e extra-articulares, as osteotomias corretivas e as osteossínteses (fixação óssea de fraturas).
As doenças mais comuns do quadril são: fraturas, osteoartrose do quadril, síndrome do impacto fêmoro-acetabular, bursite trocantérica, tendinopatias, quadril em ressalto e as lesões musculares.
Fraturas
Merecem destaque as fraturas do femur e sua região proximal: colo do femur e região transtrocanteriana.
Essas fraturas são comuns na terceira idade(idosos) em consequência da osteoporose. O tratamento cirúrgico é uma regra para esses casos e visa colocar o paciente para andar o mais brevemente possível.
Artrose do quadril

Já nos pacientes acima de 40 anos, começa-se a se observar um aumento nas patologias degenerativas do QUADRIL , entre as quais a artrose é a principal delas . Este processo de desgaste da cartilagem articular associado com processo inflamatório (artrite/artrose) pode se dar de maneira desconhecida, (artrose primária ) ou como consequência a uma determinada doença(artrite reumatoide , por exemplo) ou com sequela de uma fratura na articulação do QUADRIL (artrose secundária traumática) .
Seu tratamento consiste em, primariamente, exercícios físicos específicos que visam desenvolvimento da musculatura ao redor da articulação e alongamento da musculatura ao redor da mesma, assim como adequação do paciente às atividades cotidianas (mudança de hábitos ).
Outras formas de tratamento são a fisioterapia das mais diversas formas, e a viscosuplementação COM ACIDO HIALURÔNICO OU PRP (PLASMA RICO EM PLAQUETAS ) na forma de aplicações intrarticulares
Como tratamento de salvação da articulação do QUADRIL , em casos graves de artrose ou de dor intratável ocasionada por esta, lançamos mão das artroplastias do QUADRIL . Estas podem ser individualizadas conforme o caso E A IDADE DO PACIENTE .
A prótese de cerâmica fica indicada para pacientes ais jovens que são ativos, pois o desgaste dos componentes é bem menor se comprado às outras prótese (metal / polietileno).
As prótese de metal / polietileno (mais comuns na pratica ) são indicadas para pacientes mais idosos e com menor demanda funcional
Artroscopia do quadril
Esse procedimento minimamente invasivo tem ganhado notoriedade nos últimos anos em virtude da descoberta da patologia do impacto femoro acetabular (ifa ).

As lesões do labrum (lábio) acetabular constituem outra indicação de tratamento cirúrgico artroscopico do quadril. O labrum tem a função semelhante ao menisco no joelho e ainda mantém a articulação do quadril estabilizada.
A síndrome do impacto femoro acetabular tem sido considerada em muitos casos lesões precursoras da osteo artrose do quadril. portanto seu diagnóstico e tratamento precoce podem em muitos casos evitar a destrição precoce da articulação